Adubo NPK: preço x benefícios

adubo npk preço a vista
6 de maio de 2022 | Adubos e Fertilizantes

Quando se fala em adubo NPK, preço e benefícios devem ser avaliados na hora de comprar o principal fertilizante agrícola utilizado na cultura de inúmeras espécies diferentes. Conheça as principais formulações e tipos de NPK, saiba se o NPK líquido ou granulado é o ideal para o seu cultivo e como usar esse fertilizante para nutrir e aumentar a produtividade do seu negócio com este artigo especial da Adufértil.

O que é NPK?

NPK é a sigla para os três principais macronutrientes necessários para a saúde e desenvolvimento das plantas. Ela é formada pelos símbolos dos elementos químicos que compõem o adubo:

  • N de Nitrogênio;
  • P de Fósforo;
  • K de Potássio.

Esses três elementos químicos são essenciais para as plantas, que os retiram do solo e os utilizam durante toda sua vida. Há diferentes tipos de adubo que contam com cada um desses macronutrientes de forma separada, sendo chamados de:

  • Adubos nitrogenados;
  • Adubos fosfatados;
  • Adubos potássicos.

A diferença entre eles e o adubo NPK é que, quando separados, não contarão com os três elementos trabalhando em sinergia. Isso pode ser uma vantagem para casos em que o cultivo esteja deficiente em um único macronutriente e não nos outros dois, mas, por via de regra, a melhor opção de como usar fertilizantes agrícolas é ter o Nitrogênio, Fósforo e Potássio juntos.

Montamos o adubo com a melhor proporção de nutrientes para seu plantio

A importância da formulação de adubos NPK

Diversos estudos realizados com culturas diferentes, em condições diversas de solo e clima, apontam que os efeitos dos três macronutrientes são potencializados quando eles são disponibilizados em conjunto para as plantas.

De forma geral, quanto mais uma planta consome de Nitrogênio mais Potássio ela irá necessitar. Seu uso em conjunto aumenta a produtividade e crescimento das plantas se comparado ao uso desses fertilizantes de maneira separada.

O conjunto de Nitrogênio e Fósforo influencia também no crescimento de plantas, na quantidade de folhas que elas desenvolvem, na produção de frutos e na quantidade de raízes presentes.

Autores e pesquisadores também apontam que o Potássio age como potencializador do Fósforo, e tem relação com a quantidade de água e peso líquido da planta, o que faz com que ele seja responsável pelo maior crescimento e tamanho dos frutos produzidos.

Pode-se dizer, então, que a utilização do fertilizante NPK, unindo esses três elementos e disponibilizando-os para as culturas, faz com que sua eficácia seja aumentada, o que tem impacto positivo tanto para o solo quanto para as plantas e a produção agrícola.

Garanta a nutrição ideal para o seu plantio

Tipos de NPK

Há dois grandes modos de disponibilizar fertilizantes:

  • Granulados;
  • Líquidos.

Vamos abordar cada um deles de maneira dedicada, falando sobre seus benefícios na utilização e também no preço do adubo NPK em cada tipo.

Os benefícios do Adubo NPK granulado

Adubos granulados têm sua liberação mais lenta, distribuindo melhor os nutrientes pelo solo durante o período de tempo em que os grãos levam para dissolverem e serem incorporados à terra. Isso é particularmente útil quando a adubação precisa ou pode ser mais devagar, sendo feita de forma gradativa

Outra vantagem do NPK granulado é que por ser seco, seu transporte e armazenagem são mais fáceis, permitindo também que ele seja estocado de maneira mais eficiente e, por vezes, por períodos mais longos.

É importante ressaltar, porém, que adubos granulados são concentrados e que se colocados diretamente em contato com as plantas poderão ter efeitos nocivos a elas. Também vale dizer que há diferentes formas de adubos NPK granulados:

  • Em pellets ou peletizados, com formatos de pequenos bastões;
  • Granulados finos, cujos grãos são menores que os tradicionais;
  • Em pó, o que facilita a absorção;

Adubos granulados também tendem a ter outra vantagem: o custo. O preço do adubo NPK, quando granulado, costuma ser mais baixo que sua versão líquida, o que, claro, é um grande fator, principalmente quando falamos da produção de larga escala.

adubo npk preço a prazo

Adubos NPK granulados são indicados para o preparo do solo.

NPK Líquido e seus benefícios

Adubos líquidos estão prontos para serem absorvidos pelas plantas, portanto são mais  utilizados em casos em que há grande falta dos nutrientes necessários e é preciso providenciá-los com mais urgência.

Fertilizantes agrícolas como o NPK líquido são aplicados diretamente no solo, nas raízes e/ou nas folhas das plantas, sendo que sua concentração é mais baixa que os adubos granulados. Isso significa dizer que uma mesma quantidade de NPK líquido terá menos quantidade dos macronutrientes presentes que sua contraparte granulada.

Uma vantagem dos adubos líquidos é a facilidade de aplicação: o uso de aviões para aplicação aérea, por exemplo, é uma opção que facilita a fertilização de grandes áreas de cultivo.

NPK granulado ou NPK líquido: qual o melhor?

Cada um apresenta vantagens e características distintas, que fazem com que sejam ideais para situações diferentes. A maioria dos cultivadores utilizam o NPK granulado no preparo do solo e no início da temporada produtiva, usando então o NPK líquido durante os meses de plantio, como forma de manter os níveis dos macronutrientes estáveis.

É verdade que as variantes líquidas do adubo NPK têm preços mais elevados, mas suas vantagens compensam este fator. Também vale ressaltar que o uso misto desses dois tipos de fertilizante agrícola balanceia os gastos finais, uma vez que as variações granuladas do adubo NPK têm preços mais baixos.

Em resumo, se você procura os melhores tipos de NPK para sua plantação, preocupe-se com a qualidade dos produtos consumidos, sua formulação e no custo-benefício que cada um proporciona.

Proporcionamos uma consultoria completa em adubação

NPK: formulações naturais ou químicas

Quando se fala em adubos de maneira geral há duas grandes categorias:

  • Adubos naturais ou orgânicos;
  • Adubos químicos ou inorgânicos.

Vamos abordar melhor esses dois tipos e ilustrar os benefícios do fertilizante NPK de ambos os modos.

Adubos orgânicos

Adubos orgânicos são aqueles produzidos a partir de matéria vegetal ou animal. Esterco, farinhas, bagaços, cascas, restos de outras culturas, entre outros são as principais fontes naturais de macronutrientes. Eles passam pelo processo de decomposição que chamamos de compostagem.

Compostagem

A compostagem é um conjunto de técnicas e práticas que vai utilizar bactérias, fungos ou mesmo seres vivos para fazer a quebra dos produtos orgânicos e, dessa forma, deixar os nutrientes presentes nessa matéria livres para serem reutilizados pelas plantas.

Há vários métodos diferentes de compostagem, mas todos eles envolvem unir a matéria orgânica junto de um bom fluxo de ar e bastante umidade, de preferência com temperaturas mais elevadas.

O ambiente úmido, quente e bem ventilado irá aumentar o metabolismo dos organismos decompositores, o que irá facilitar a compostagem, torná-la mais rápida e reduzir os odores gerados por ela.

A compostagem vem se tornando mais conhecida, sendo feita atualmente até de forma residencial, como forma de reutilizar restos de alimentos. Este uso demonstra o grande potencial ecológico e sustentável da técnica, cuja utilização é conhecida de longa data da produção agrícola.

NPK: formulações orgânicas

A grande maioria dos seres vivos conta, em sua estrutura química, com o Nitrogênio, Fósforo e Potássio. Isso significa dizer que adubos NPK feitos de forma orgânica terão grandes chances de ter esses três macronutrientes presentes, ainda que em quantidades e proporções variáveis.

O método de compostagem pode ser feito de maneira mais simples, na qual não há estudos da formulação do NPK presente, mas isso já muda quando falamos da produção profissional, em larga escala. Há muitos anos o NPK orgânico é uma realidade na produção agrícola e apresenta bons resultados.

Seguimos todos os protocolos de segurança e qualidade na produção

Adubos inorgânicos

Fertilizantes agrícolas inorgânicos são produzidos a partir da extração de minerais do solo e/ou do refinamento do petróleo (vale lembrar que petróleo provém de matéria orgânica fossilizada).

Seus benefícios, porém, são facilmente perceptíveis: eles aumentam bastante a produtividade, uma vez que têm níveis elevados de macronutrientes, sendo altamente eficientes. Eles também são altamente regulados, tendo um bom custo-benefício uma vez que são preparados para cada tipo de cultura.

Porém, a má utilização desse tipo de adubo é um dos grandes problemas enfrentados atualmente na preservação do meio ambiente. O excesso de adubos inorgânicos no solo, nas plantas e nos corpos d’água tornam esses fertilizantes agrícolas tóxicos para os seres vivos. Por isso, sua utilização deve ser muito bem planejada e realizada.

Empresas sérias do ramo investem em consultorias, parcerias e projetos de sustentabilidade ambiental, educação em lavouras e em controle de poluentes, tudo para garantir que os adubos proporcionarão os melhores resultados na produtividade ao mesmo tempo em que seus possíveis impactos ambientais serão minimizados.

adubo npk preço parcelado

O armazenamento adequado dos fertilizantes agrícolas é importante para garantir a saúde dos consumidores.

NPK: adubo inorgânico

Quando inorgânico, o adubo NPK costuma ter preços mais baixos e ótimo controle de qualidade, o que maximiza o potencial produtivo de uma cultura. Além de ser eficiente, ele também é imensamente confiável nos benefícios que entrega.

Sua formulação e a distribuição dos macronutrientes podem ser adequadas para as necessidades específicas de cada cultura, fazendo com que sua eficácia também seja elevada.

Importante dizer que, assim como acontece em relação ao NPK granulado ou líquido, entre orgânico e inorgânico não é uma questão de um ser melhor que o outro, mas de cada um ter características e apresentar benefícios específicos para diferentes necessidades agrícolas.

Converse conosco sobre as características de nossos adubos

O que é a formulação de adubos NPK

Como dissemos, há adubos NPK granulados e líquidos, orgânicos e inorgânicos, mas e quanto aos números encontrados nas embalagens, o que eles significam?

Os valores presentes nas embalagens são referentes à proporção de cada um dos três macronutrientes presentes no adubo NPK. Quando vemos, por exemplo, NPK 20-05-20, isso quer dizer que há 20 partes de Nitrogênio para cada 5 partes de Fósforo e 20 partes de Potássio.

Essa proporção é importante pois cada espécie, cada cultivo e cada fase do desenvolvimento de uma planta precisam de valores diferentes dos macronutrientes. Portanto, observar bem esses números é fundamental para realizar uma boa adubação e nutrição de um plantio.

Alguns exemplos de fórmulas de fertilizante NPK mais utilizados na produção agrícola são:

  • 4-14-8 — plantas que produzem flores e frutos, como laranja, limão, violeta e hibisco;
  • 8-8-8 — comum para plantas delicadas, como orquídeas;
  • 10-10-10 — plantas verdes sem flores e frutos, como samambaias e hortaliças;
  • 15-15-20 — muito utilizada em hortaliças, no cultivo hidropônico (na água, sem terra);
  • 20-05-20 — utilizado na floração e frutificação de plantios;
  • 20-20-20 — comumente utilizada para plantas de grande porte, como árvores frutíferas;
  • 04-30-10 — seu uso normalmente é recomendado para plantas frutíferas rasteiras, como melancia, ou tuberculosas, como a mandioca.

Entre em contato sobre formulações de adubo NPK sob encomenda

Formulação de adubos NPK com outros nutrientes

Quando falamos em o que é NPK comumente mencionamos os três macronutrientes principais, mas isso não quer dizer que uma fórmula necessariamente vá conter apenas eles.

Diversos produtos contém não apenas Nitrogênio, Fósforo e Potássio, mas também trazem diversos outros nutrientes importantes, como o Magnésio, Cálcio, Enxofre, Ferro, Manganês, Zinco, Cobre, Silício, Boro e Molibdênio.

Uma adubação completa, portanto, não tem só NPK, mas é um complexo de diversos nutrientes essenciais, cujas proporções devem ser bem controladas para que tenham os melhores resultados para cada tipo de cultivo. Então, ainda que ter um bom fertilizante NPK seja imprescindível para ter eficiência na produtividade, investir também em outros adubos de qualidade é importante para ter uma boa colheita.

A Adufértil tem a linha completa de nutrientes para a sua plantação

O custo do fertilizante NPK

Diferentes formulações de adubo NPK terão preços diferentes, uma vez que sua utilização é específica para cada plantio e fase do processo produtivo. Porém, no adubo NPK, preço irá depender de diversos fatores:

  • Qualidade do produto;
  • Quantidade por embalagem;
  • Tipo (orgânico ou inorgânico);
  • Método de disponibilização (granulado ou líquido)
  • Comprometimento do fabricante com a sustentabilidade ambiental;
  • Eficácia e eficiência na disponibilização dos nutrientes;
  • Quais nutrientes estão presentes (se somente NPK ou demais);
  • Qual a proporção do Nitrogênio, Fósforo e Potássio.

Cada um desses itens irá ajudar a determinar os custos de um bom fertilizante. É importante dizer que os adubos NPK, por serem os mais utilizados, apresentam ótimo custo-benefício e também são os grandes responsáveis pelo aumento da produtividade agrícola no mundo. Sem eles não seria possível desenvolver as melhores e mais produtivas plantações.

O melhor custo-benefício de fertilizantes agrícolas é com a Adufértil

Adubo NPK: preço bom é com a Adufértil

Atuando no setor agrícola desde 1980, a Adufértil conhece todo o processo de produção, desde o preparo do solo até a colheita. Somos especializados em adubos e fertilizantes, desenvolvendo os melhores produtos do mercado, reconhecidos por diversos prêmios da imprensa.

Formulamos produtos exclusivos, seguindo todas as necessidades nutricionais de suas plantações, incluindo o fertilizante NPK, mas indo muito além dele. Com nosso alto controle de qualidade e comprometimento em reduzir a zero nossa emissão de gás carbônico, proporcionamos o adubo NPK com melhor preço para nossos clientes e com os menores impactos ambientais.

Converse conosco e busque nossa consultoria agrícola. Temos certeza que sua produtividade dará um salto.

Quero aumentar a produtividade do meu plantio

Compartilhe