Adubo para cana-de-açúcar: descubra como melhorar o seu plantio

4 de março de 2022 | Adubos e Fertilizantes

O adubo para cana-de-açúcar é um fator determinante para uma boa colheita deste cultivo. Necessário tanto no preparo do solo quanto na manutenção e preservação das plantas, fertilizantes para cana-de-açúcar devem proporcionar tanto saúde ao plantio quanto entregar um bom custo-benefício para os agricultores. Descubra aqui como melhorar o seu plantio com a adubação certa para cana-de-açúcar.

A cana-de-açúcar no Brasil

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA),  o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo responsável, na safra 2020/21, por uma produção de mais de 650 milhões de toneladas do insumo.

Além disso, há expectativas ainda maiores para os próximos anos: a produção de 2022 deve aumentar 1,9% e a safra 2022/23 deve ser 15% maior que a anterior.

Somente esses dados já colocam o país em uma posição de destaque global e verificam a grande importância do bom adubo para plantar cana, mas é mais que isso: a cana e seus derivados fazem parte da cultura brasileira há mais de 500 anos.

O etanol e o açúcar dividem espaço no dia a dia nacional com o melaço, rum, palha de cana e a tradicional cachaça brasileira: são elementos presentes em filmes, séries, programas de TV, livros, peças teatrais e, claro, na casa de milhões de pessoas de todo o mundo.

Esse conjunto entre a tradição cultural e a grande relevância econômica da cana-de-açúcar faz com que seja imprescindível para os produtores agrícolas contar com adubo para cana que realmente proporcione os nutrientes necessários para seu plantio, de maneira específica para cada plantação.

O que tem na adubação para cana-de-açúcar?

A adubação cana-de-açúcar conta com 4 grandes grupos de nutrientes:

  • Nitrogênio: responsável pelo crescimento da planta, é recomendado até 30 kg/ha para a cana-planta e entre 60 e 120 kg/ha para as soqueiras de cana-de-açúcar;
  • Fósforo: fundamental para a produção de energia nas plantas, recomenda-se até 180 kg/ha na cana-planta e de 30 a 60 kg/ha para soqueiras;
  • Potássio: um dos elementos da floração e produção, o indicado é de 0 até 200 kg/ha para cana-planta e de 30 a 150 kg/ha na cana-soca.
  • Micronutrientes essenciais: substâncias como boro, cloro, cobre, ferro, zinco, manganês e outras; para zinco e cobre, por exemplo, é recomendado de 5 a 7 toneladas por hectare no plantio de cana.

Para que a adubação da cana-de-açúcar seja feita de forma correta é necessário uma análise de solo do local de plantação, determinar o clima da região, qual o tipo de cultivo será feito e, claro, a produtividade esperada.

O mercado de adubo para plantar cana disponibiliza todos esses nutrientes em diversas composições químicas, bem como diferentes tipos de administração e também tanto de maneira individual quanto em misturas complexas, como é o caso do NPK.

Cada uma dessas variações implica em características de disponibilidade no solo e absorção pela planta diferentes, então é importante ter um estudo dos requisitos do plantio e também o auxílio de profissionais experientes no ramo.

Se você tem alguma dúvida quanto à composição do adubo para cana ideal para seu plantio, converse com um especialista para  aumentar a produtividade da sua colheita.

Adubo para cana: preço x benefícios

Quem busca por adubo para plantar cana não olha apenas as propriedades químicas e composição do adubo, mas há um cálculo completo do custo-benefício que aquele fertilizante terá para o plantio.

Não é para menos: a maioria dos produtores rurais fazem encomendas de várias toneladas por vez — um investimento substancial. Além do aspecto financeiro, a compra de fertilizantes para cana-de-açúcar que não sejam de qualidade pode prejudicar seriamente o campo e a plantação, o que impacta diretamente na produtividade dos mesmos.

Por isso os grandes produtores dão preferência para empresas já estabelecidas no ramo, que contam com equipes capacitadas e proporcionam adubos e fertilizantes de qualidade, além de entregar o produto correto para as necessidades particulares de cada plantação.

Com essas informações detalhadas sobre o que o plantio precisa (baseadas na análise de solo e outros dados), é então possível calcular a quantidade total dos fertilizantes para cana-de-açúcar e, a partir disso, o custo final do investimento.

Para fazer um orçamento de adubo para cana e seu preço, preencha o formulário de contato e detalhe quais as características da sua plantação e suas expectativas de produtividade.

Conheça mais sobre o adubo para cana e seu preço.

 

Como potencializar o custo-benefício do adubo para cana

Não é segredo que compras em grandes quantidades costumam ter preços menores, mas esta não é a única forma de elevar o custo-benefício de um adubo para plantar cana.

O preparo do solo e a reutilização de matérias já encontrados na plantação são dois dos recursos fundamentais para tornar um plantio mais produtivo de maneira simples, pois permitem maximizar o uso do terreno e seus componentes naturais.

Outra forma importantíssima de melhorar os benefícios dos fertilizantes para cana-de-açúcar é fazer a aplicação correta do tipo de adubo escolhido: além da técnica de manejo, simplesmente colocar mais adubo não irá levar necessariamente a uma produtividade maior — muito pelo contrário, pode saturar o solo e as plantas, prejudicando a plantação.

Um excelente exemplo da união entre o preparo correto do solo e o uso da adubação cana-de-açúcar é a subsolagem com adubação posterior, o que leva à manutenção das quantidades de nutrientes presentes na terra.

Mais um fator chave nos benefícios proporcionados à plantação pelo adubo é a interação entre diferentes substâncias. Compostos químicos podem tanto potencializar seus efeitos quanto se anularem ou até se tornarem tóxicos: é deste ponto que advém a recomendação de contas com formulações conhecidas e testadas, criadas por fornecedores de qualidade.

Com essas dicas e informações já é possível tornar o complexo tema da adubação da cana-de-açúcar mais simples e prático, o que também leva à desmistificação do que é aumentar a produtividade da plantação.

Acesse nosso site para conhecer mais a fundo o adubo para cana e fazer, de forma gratuita, um orçamento para seu cultivo.

Compartilhe