Fábrica de fertilizantes: saiba como escolher a melhor para o seu negócio

fabrica de fertilizantes brasileira
6 de maio de 2022 | Dicas

Uma boa fábrica de fertilizantes faz mais do que simplesmente produzir os produtos que serão utilizados para aumentar a produtividade das plantações de seus clientes. É um trabalho integral, nele é realizado desde o estudo do solo até o final da consultoria agrícola que fará a real diferença entre somente ter bons adubos e fertilizantes e, de fato, ser parceiro dos produtores rurais.

No mercado agrícola desde 1980, a Adufértil é especializada em adubos e fertilizantes, trabalhando com os melhores produtos disponíveis, investindo na segurança da cadeia produtiva, com comprometimento ambiental e, acima de tudo, com a garantia de bons resultados na produção. Conheça nossas instalações e saiba o que procurar para escolher a melhor fábrica de fertilizantes para a sua plantação.

Como acontece a produção de adubos e fertilizantes

Há dois grandes grupos de adubos agrícolas:

  • Adubos naturais ou orgânicos;
  • Adubos químicos ou inorgânicos.

Fertilizantes naturais são produzidos a partir do processo chamado compostagem, enquanto que adubos inorgânicos são produzidos ou pela extração de minerais ou pelo refinamento de petróleo (matéria orgânica fossilizada).

Ambos os grupos apresentam os nutrientes necessários para a saúde e o desenvolvimento das plantas, e podem ser utilizados em inúmeras culturas, cada qual com suas particularidades. O que os diferenciam são as matérias primas utilizadas em sua produção e, consequentemente, como esta é feita.

Saiba qual adubo é o melhor para a sua cultura

A indústria de fertilizantes orgânicos

A compostagem é um processo no qual matéria orgânica, como esterco, restos de plantas, bagaços, carcaças de animais e várias outras, é misturada e colocada num local com boa ventilação, temperaturas mais elevadas e bastante umidade.

Bactérias, fungos e alguns animais irão digerir essa matéria orgânica, fazendo sua decomposição. Ao fim desse processo, os macro e micronutrientes presentes na matéria orgânica são excretados pelos seres decompositores, ficando assim livres para serem utilizados como fertilizantes agrícolas e podendo ser absorvidos pelas plantas.

Conheça os melhores produtos agrícolas

A fabricação de adubos inorgânicos

Os adubos inorgânicos recebem este nome pois suas matérias primas — minerais e fósseis — não advém diretamente de seres vivos.

Começa-se a fabricação dos fertilizantes inorgânicos com a extração das matérias primas por meio de escavações, minerações e filtragem de rios e lagos. Uma vez que esses produtos brutos são retirados da natureza, eles são processados de modo que cada substância seja separada uma da outra, permitindo que elas sejam utilizadas individualmente.

Essas substâncias — entre elas os nutrientes necessários para as plantas, como o Adubo NPK em suas várias composições — são então novamente processadas até ficarem próprias para cada um dos diferentes usos que os seres humanos fazem delas. É nesta etapa que essas substâncias são combinadas entre si para formar os adubos.

Com a vantagem de proporções entre nutrientes ser mais fiel, maior pureza das substâncias e também a maior versatilidade de combinar diferentes composições químicas, os adubos inorgânicos são uma excelente opção para consumidores que buscam certeza nos nutrientes que disponibilizam em suas plantações.

A Adufértil segue todos os protocolos de segurança na produção de fertilizantes

Como a indústria de fertilizantes disponibiliza esses produtos para consumo

A última etapa do processo de produção é, de fato, preparar os nutrientes combinados nas formas em que eles serão utilizados pelo consumidor:

  • Granulados, que se dividem em:
    • Granulados tradicionais (grossos);
    • Granulados finos (grãos menores);
    • Em pó;
    • Em pellets ou peletizados (formato de pequenos cilindros).
  • Líquidos.

Os tipos granulados recebem uma camada final de pó inerte, que irá proteger os nutrientes e fazer com que estes não reajam uns com os outros durante o armazenamento. Os líquidos, por sua vez, receberão água e outros produtos, para garantir sua estabilidade e preservação.

Os fertilizantes líquidos têm como principal característica a facilidade de absorção pelas plantas, podendo ter contato direto com folhas, caule e raízes. São muito utilizados quando há urgência na nutrição ou para manter os níveis de nutrientes estáveis durante o desenvolvimento das plantas.

Os fertilizantes granulados, por sua vez, são feitos de modo que a disponibilização dos nutrientes seja lenta, permitindo que não seja necessário repetir a adubação por longos períodos. Por serem concentrados, eles não podem entrar em contato direto com as plantas, precisando ser misturados ao solo.

Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, além de usos específicos para cada cultivo e cada etapa do plantio. Por exemplo, enquanto os adubos líquidos são utilizados durante o cultivo, os adubos granulados costumam ser utilizados no preparo do solo, etapa fundamental para o plantio.

fabrica de fertilizantes online

Trabalhamos com diversos tipos de adubos e fertilizantes de alta qualidade e eficácia comprovada.

Conhecendo a Adufértil

Nossa história começa em 1980, como revendedores de fertilizantes e adubos. Seis anos depois, iniciamos nossa própria produção ao notarmos uma séria deficiência no mercado brasileiro de produtos de qualidade, com bom custo-benefício e que seguissem padrões nacionais e internacionais de fabricação.

Em 1991, inauguramos nossa primeira fábrica, em um processo de crescimento contínuo desde então que, em 2019, atingiu nossa marca histórica, com capacidade de armazenar 35 milhões de quilos de adubos e fertilizantes.

Conheça nossas linhas de produtos

Nossa fábrica de fertilizantes e adubos agrícolas

Além da nossa capacidade de armazenamento de 35.000 toneladas, outro diferencial da Adufértil é a capacidade de produção. Em constante crescimento, contamos com três grandes misturadores, capazes de uma produção diária de 5.000 toneladas.

Esses dois valores juntos demonstram os investimentos que realizamos para ter as melhores condições industriais possíveis em nossos produtos, o que transfere valor aos nossos clientes, já que garantir os adubos quando precisam deles, na quantidade ideal, com certeza faz toda a diferença.

Durante nossa história, começamos as operações em Carapicuíba e, posteriormente, mudamos nossa sede estrategicamente para a cidade de Jundiaí, também no interior de São Paulo.

Com mais de 15.000 metros quadrados de planta industrial, nossa atuação se destaca tanto pela qualidade dos produtos quanto por todo controle de qualidade e de segurança nas instalações.

Fale com um de nossos especialistas

O compromisso com a sustentabilidade na indústria de fertilizantes

Somos conhecedores dos possíveis impactos negativos que a produção de adubos e fertilizantes agrícolas podem causar. Portanto, ter uma frente investindo integralmente num esforço em prol da sustentabilidade da cadeia produtiva é parte da nossa missão. Uma vez que, queremos proporcionar os melhores produtos, a preocupação ambiental é um dos principais pilares do nosso negócio.

Por isso, temos um projeto completo que visa a neutralização das emissões de gás carbônico (CO2) em nossa produção.

Realizamos constantemente a mensuração das nossas emissões de CO2, de óxido nitroso (N2O), metano (CH4), hidrofluorcarboneto (HFC), perfluorcarboneto (PFC) e hexofluor sufuroso (SF6): os seis principais gases que potencializam o efeito estufa.

A Adufértil é membro do Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização não-governamental sem fins lucrativos que auxilia na gestão desses gases e outros poluentes. Junto ao CDP, somos certificados com o Selo Carbon Free (em português, "Livre de Carbono").

Este selo só é concedido para empresas que se comprometem e ativamente participam de programas de reflorestamento, de modo que a quantidade de árvores plantadas equivalha à quantidade de gases nocivos produzidos, ou seja, para empresas que neutralizam suas emissões.

Dessa forma, garantimos que nossas atuações tenham seus impactos reduzidos no meio ambiente e que nosso desenvolvimento seja tanto economicamente viável quanto contribua ativamente para garantir a saúde do planeta.

Da indústria de fertilizantes até o consumidor

Quando se fala em produtos químicos para uso agrícola, duas das grandes preocupações tanto da fábrica de fertilizantes quanto dos consumidores são o transporte e o armazenamento desses produtos.

Adubos e fertilizantes devem ser adequadamente transportados e armazenados tanto para garantir que continuarão próprios para uso, tendo bons resultados na plantação, quanto para garantir a segurança das pessoas envolvidas com seu manejo.

Características essenciais para o bom armazenamento de adubos e fertilizantes são:

  • Proteção do tempo e da luz (calor, frio, chuva, sol, etc.);
  • Limpeza do ambiente (sem poeira, sujeiras e outras contaminações);
  • Controle de temperatura (normalmente entre 5 e 30ºC);
  • Boa ventilação, para resfriar o ambiente e retirar gases (respiro);
  • Seguir o limite de tamanho e empilhamento das embalagens;
  • Espaço de manobra e respiro entre as embalagens;
  • Distância de materiais inflamáveis (incluindo objetos e instalações do local de armazenamento);
  • Superfície nivelada e lisa antiderrapante, para evitar acidentes;
  • Distanciamento de áreas de risco, como rodovias e corpos d’água.

Todos esses critérios devem ser seguidos à risca, tanto para adubos granulados quanto para líquidos. Cuidados semelhantes devem ser tomados durante o transporte desses produtos, mas ainda com maior atenção à movimentação do mesmo durante todo o trajeto, seja este realizado por meio de aviões, caminhões, navios, tratores, tanques ou até mesmo veículos utilitários.

Na hora de escolher uma fábrica de fertilizantes para ser a fornecedora desses produtos, o agricultor deve avaliar se todos estes parâmetros são seguidos rigorosamente. As boas fábricas de adubo terão tanto as normas e os protocolos para o transporte e armazenamento quanto também irão investir em capacitação, treinamento, sinalização do ambiente, uso de EPIs e EPCs pelos colaboradores e estarão atualizadas sobre as melhores práticas de segurança.

fabrica de fertilizantes entrega rápida

A Adufértil é referência na capacidade produtiva de fertilizantes agrícolas.

A distribuição de adubos e fertilizantes da Adufértil

Já há algum tempo a Adufértil percebia a necessidade de trazer mais investimentos para o setor de distribuição e transporte dos produtos em escalas menores. A mesma deficiência por serviços de qualidade e bom custo-benefício que vimos na década de 80, na produção de adubos e fertilizantes, e que nos levou a ingressar neste mercado, em 2020 nos levou a aquisição da Agromaster.

Com muitos anos de experiência, a Agromaster é referência na revenda de produtos agrícolas para produtores de menor porte e, assim como a Adufértil, traz em sua história a vivência na agricultura: fundada por agrônomos experientes, unimos nossas forças para levar aos nossos consumidores o melhor serviço possível.

Seguindo todos os cuidados, protocolos e normas de armazenamento e transporte que já mencionamos, a Agromaster é responsável pela distribuição dos adubos e fertilizantes da Adufértil para pequenos e médios agricultores, agindo na região de São José do Rio Preto e entregando em todo território nacional.

Esta união é o primeiro passo de um longo e detalhado planejamento de expansão que estamos realizando, de forma que possamos melhor suprir as necessidades de nossos clientes que não operam em larga escala. É um grande desafio que temos a felicidade de encarar diariamente em favor da produção agrícola no Brasil.

Conheça a Agromaster e receba o melhor serviço de distribuição do mercado agrícola de pequeno e médio porte

Consultoria em agronegócio e adubação

A Adufértil tem o prazer em dizer que é especialista em agronegócio, o que se intensificou com a chegada da Agromaster.

Mais do que a produção e distribuição de adubos e fertilizantes, realizamos uma consultoria completa para nossos clientes: ao recebermos uma avaliação pormenorizada do solo em que será feito o cultivo, quais espécies serão plantadas e análises das características climáticas e temporais da região nós  criamos um plano completo de preparo do solo, plantio, manutenção e colheita da produção agrícola.

Este planejamento destaca exatamente quais serão as necessidades nutricionais das plantas sendo cultivadas, da irrigação, da reaplicação e manutenção do cultivo e da preservação do solo e do meio ambiente. Todos esses fatores, em sinergia, promovem não só o aumento da produtividade, mas também mais saúde à fauna e flora local, aos trabalhadores rurais envolvidos e, claro, ao consumidor final desta produção.

Converse com nossos consultores especializados

Adufértil: muito mais que uma fábrica de fertilizantes

A Adufértil tem décadas de experiência em aumentar a produtividade de nossos clientes e de proporcionar os melhores resultados por meio de excelentes adubos e fertilizantes.

Temos verdadeira paixão em contribuir com a sociedade brasileira ao participar de diversas etapas da cadeia produtiva que movimenta o país, e nossos planos de crescimento estão continuamente buscando melhorias em nossa atuação e evolução de nossos produtos e serviços.

Converse conosco e deixe-nos proporcionar a melhor experiência que você já teve na indústria de fertilizantes. Vamos potencializar os resultados da sua produção agrícola da forma que você sempre sonhou.

Quero aumentar minha produção

Compartilhe